Cronômetro

Quer saber mais sobre o cronômetro? Descobrir a respeito de toda a sua importância?
Neste artigo você vai encontrar alguns tipos de cronômetros, e sua história.

Cronômetro online

O que é um cronômetro?

Relógio cronômetro caracterizado por uma precisão notável e grande regularidade, verificado por testes realizados em escritórios especiais.

Tais são, por exemplo, os relógios marcados no horário de Greenwich, usados ​​pelos marinheiros para determinar a longitude.

Aqui você pode criar um cronômetro regressivo da data e hora atual até outra data e hora:

O primeiro dispositivo conhecido é de 1664, criado por Huygens.

Cerca de 40 anos depois, graças a um habilidoso fabricante inglês, John Harrison, os relógios roqueiros pareciam manter o tempo com precisão suficiente: Harrison fez seu primeiro cronômetro náutico em 1735.

Os atuais cronômetros são portáteis e são piezoelétricas, com menor necessidade do uso de sinais de rádio por hora para sincronização de horário.

Como funciona o cronômetro?

A operação de um cronômetro é bastante simples: um botão inicia e para a contagem, o outro o redefine.

Normalmente, os dois botões estão localizados no lado direito do gabinete: às 2 horas, aquele para iniciar e parar e às 4 horas, para reiniciar.
O ponteiro dos segundos central é usado para cronometrar os segundos e frações de segundo.

Para a indicação dos segundos “normais”, existe um mostrador auxiliar com um ponteiro pequeno, chamado de mostrador pequeno dos segundos.

O cronômetro pode ser desativado com segurança para usar as funções normais do relógio.

Se os ponteiros continuassem seu cronômetro ininterruptamente, os componentes do movimento seriam afetados e a durabilidade de todo o relógio seria comprometida.
A maioria das “paradas de tempo” é equipada com dois mostradores auxiliares adicionais, usados ​​para contar minutos e horas.

Muitos cronômetros são capazes de medir intervalos que chegam a 12 horas.
No entanto, também existem cronômetros com apenas dois mostradores auxiliares: os pequenos segundos e o contador de minutos.

Estes relógios são capazes de cronometrar tempos de até 30 ou 60 minutos.
Cronômetros de botão único são bastante raros.

O botão geralmente está localizado na coroa e inclui as três funções de início, parada e redefinição.

 

Para que serve um cronômetro?

Medir a velocidade Uma das funções do cronômetro é medir a velocidade graças ao velocímetro ou à balança escrita dentro da borda do relógio.

A velocidade pode ser calculada com a fórmula T = 3600 / t, em que “T” é o número no velocímetro, 3600 é o número de segundos por hora e “t” é o tempo em segundos medido pelo cronômetro.

Depois de medir o tempo necessário para percorrer um quilômetro, dividido por 3600, com esse número, o número correspondente no velocímetro mostrará a velocidade em quilômetros por hora em que você está viajando.

 

O cronômetro no esporte

cronômetro olimpíadas

Os cronômetros esportivos, ainda melhor se profissionais, são dispositivos fundamentais do ponto de vista da medição do desempenho esportivo.

Práticos e versáteis, além de possuir uma ampla gama de funções acessórias, os cronômetros não apenas permitem medir o tempo de execução de uma determinada apresentação com grande eficiência, mas também manter na memória os tempos mais rápidos e menos rápidos alcançados no de uma disciplina esportiva específica.
Para escolher o melhor cronômetro para esportes profissionais, o comprador deve levar em consideração fatores como os materiais de composição que distinguem o quadro, a ergonomia geral do dispositivo, a presença de funcionalidade para medir tempos e a facilidade de uso.

 

Mas qual é a origem do cronômetro no esporte?

Os primeiros registros dos cronômetros são do tempo das primeiras Olimpíadas modernas.
O principal teste do sprint nos países anglo-saxões foi representado pelos 100 metros. Assim, houve um época que o primeiro grande sonho dos velocistas modernos era ficar abaixo de 10 segundos nessa distância.

Já havia mais de 100 ″ 0, quando, em 11 de outubro de 1890, John Owen marcou 9 ″ 4/5 no Campeonato da AAU (eventos imperiais juvenis).

Naquele dia, dois cronômetros marcaram 9 ″ 4/5, o terceiro não parou.

Embora o regulamento tenha imposto três cronômetros para o registro, o tempo de Owen foi igualmente aprovado pela AAU.

Nas 100 jardas na água, o ‘muro’ do minuto foi derrubado pela australiana Freddy Lane que, em julho de 1902 em Manchester, nadou em 59 ″ 3/5 em um tanque de 33 e 1/3 de quintal.
Em Atenas, a primeira corrida das Olimpíadas modernas, uma bateria de 100 m, foi medida por uma Longines até o quinto de segundo, em 25 de março de 1896 do calendário juliano em vigor ali, em 5 de abril do calendário gregoriano adotado em outros lugares.

O americano Francis Lane venceu em 12 ″ e 1/5 sobre o húngaro Alajos Szocoly, 12 ″ e 3/5.
No quinto de uma segunda corrida, as competições de ciclismo e natação foram medidas em Atenas.

Em um quinto de segundo, nos 100 metros quadrados, eles cobriam quase dois metros: um cronômetro mais preciso teria sido útil.

No entanto, faria pouco sentido usar cronômetros mais refinados, por exemplo, no estilo livre de 1200 m, nadou no mar agitado da baía de Zea, partindo dos barcos, sem faixas e chegando marcado apenas por uma bandeira vermelha.

De qualquer forma, Alfréd Hajos venceu com dois minutos e meio de vantagem.
Em 1904, nos Jogos de St. Louis, os limites de tempo para o quinto de segundo eram evidentes.

Nos 50 jardas de freestyle, o húngaro Zoltan Halmay precedeu o americano Scott Leary em um pé, mas os cronômetros deram o mesmo tempo: 28 ″ 1/5.

O juiz dos EUA se aproveitou disso para dizer que Leary havia vencido. A corrida teve que ser jogada novamente. Halmay dominou 28 ″ 0 contra Leary 28 ″ 3/5.
Para reduzir o erro humano, no início do século, o sistema do fil coupé, o sistema de linhas quebradas, foi testado na Suíça.

O atleta, iniciando, quebrou um fio que sustentava um peso: este, caindo, fez um contato elétrico.

O impulso foi registrado por um cronômetro na linha de chegada, onde um segundo fio, quebrado pelo atleta, parou a mão.

Posto tudo isso, as Olimpíadas passaram a adotar completamente o cronômetro no esporte.

Achou interessante este artigo sobre o cronômetro? Deixe um comentário.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *